sábado, 10 de janeiro de 2015

Marcenaria como hobby (artesanatos):

Uma das coisas que difere o homem do animal é a capacidade de manipular a matéria. Como muitos trabalhos dos tempos modernos privaram o ser humano das atividades manuais na transformação da matéria em objeto, eis que o hobby vem como agente reparador e proporciona o equilíbrio mental necessário ao ser humano, respeitando e resgatando sua essência criativa e transformadora.

Muitas pessoas que possuem um trabalho estressante e rotineiro acabam buscando uma atividade paralela para relaxar a mente, e o artesanato é uma ótima opção. E por que não juntar o útil ao agradável e transformar este hobby em uma fonte de renda extra?

Pois bem... Nosso amigo de grupo, o Noel Barbosa da cidade de Sapé na Paraíba, é funcionário público há 15 anos e toca em paralelo uma oficina de artesanato em madeira. Sua pegada é mais o artesanato urbano, aquele que não possui característica regional, porém não deixa de ter grande valor e ser uma arte que passa de pai para filho. Eu mesmo me interessei por marcenaria por causa do meu pai que fazia trabalhos parecidos com esses do Noel e era o maior sucesso entre a mulherada da vizinhança, vivia lotado de encomendas.

Uma das características mais marcantes dos hobbystas é a paixão por máquinas manuais, principalmente as importadas. São verdadeiros colecionadores de máquinas, e muitas vezes passam a dedicar mais tempo a elas do que em desenvolver melhor suas habilidades artesãs. Já o Noel é um caso a parte, pois nesses anos que acompanho seu trabalho a evolução de sua técnica está cada vez mais evidente.






Noel Barbosa
Curtam a página dele no Facebook:

Autor da Postagem: +Luiz Mariano 


Grupo do Facebook: Marcenaria BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário