quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Fablab / Clube do Arduino - Filosofia do Código Aberto em Prática:



Clube de interessados e entusiastas em Arduino sediado no Fablab livre SP da Galeria Olido.
-- Reuniões --
Local: Fablab da Galeria Olido
Data: toda quinta
Horário: das 14h às 18h
Quem pode participar? Quem sabe e quem não sabe sobre Arduino. Quem tá afim de aprender, dividir conhecimentos, projetos e fazer coisas piscarem, girarem, falarem e tudo mais que se possa imaginar com um Arduino.


Fablab / Clube do Arduíno SP - Curta o Grupo no Facebook

Visita à Oficina - Galeria Olido - 18/01/208 - Quinta:

Hoje a convite do amigo arquiteto, Sérgio Hespanha, que está entusiasmado por ARDUINO... Fui lá em São Paulo do lado da Galeria do Rock conferir o trabalho espetacular deste grupo que segue a filosofia do código aberto, ou seja, um ambiente onde ninguém esconde o ouro e todos trocam conhecimento técnico livremente além dos debates corriqueiros sobre os mais variados temas relacionados ao trabalho e interação entre as gerações. Na mesma roda de samba estava representantes da geração X, Y e Z trocando ideias, ouvindo e falando, engenheiro, arquitetos, estudantes, marceneiro, hehehe. Multidisciplinar de fato! 

Fomos muito bem recepcionados pelo pessoal e tivemos uma aula de LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO e um longo debate de ideias com o Engenheiro Químico, Sr. Carlos, que é um entusiasta do Arduíno, que trouxe um protótipo de um aparelho multitarefas que exigiu uma programação mais complexa. Ele passou o endereço de sua página (Link AQUI) onde explana com detalhes um outro projeto.

O que me deixou mais impressionado foi o espírito colaborativo e inventivo do ambiente, lembrou muito a moda do "Faça você mesmo!" que dominou os grupos de MARCENARIA nas redes sociais, porém com uma pegada mais séria e técnica a meu ver.

Nos debates um ponto que fiz questão de levantar é que no universo da marcenaria já estamos bem avançados nesta filosofia de difundir conhecimento livremente, critico a qualidade e as intervenções manipulativas dos fornecedores no meio assim como a ação das agências de marketing via fakes, mas no meio do joio há o trigo. Mas no universo do DESIGN e da ARQUITETURA precisamos urgentemente quebrar tal barreira que tem como agravante a presença do egocentrismo acadêmico, visão exacerbada sobre direitos autorais e reserva de mercado, entre outros. Todos concordaram!

FAÇAM UMA VISITA!!!

ACOMPANHEM O GRUPO NO FACEBOOK!!!


O que é Arduino?

Arduino é uma placa que consegue ler informações de botões e sensores de vários tipos como movimento, som, luminosidade, umidade e, através de um processamento, transforma em saídas para controlar luzes, motores e outros atuadores. Esse processamento é feito através de um código que você pode criar para controlar seu projeto! 
Utiliza uma comunicação USB de fácil manipulação.




Do que se trata a Fablab?

O Fab Lab Livre SP é uma rede de laboratórios públicos - espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.

Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.

Frutos de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social, os Fab Labs Livre SP são abertos e acessíveis a todas as pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas.

São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado as atividades de ensino estimulam o compartilhamento da informação e construção coletiva de ideias. Os Fab Labs Livre SP democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador.

Ao todo são doze laboratórios que integram a Rede Publica de Laboratórios de Fabricação Digital, abrangendo todas as regiões do Município de São Paulo. A rede de laboratórios Fab Lab Livre SP objetiva fomentar o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras que beneficiam a comunidade e o surgimento de novas oportunidades profissionais.

(Fonte: SAIBA MAIS / LINK)

Amostras de Corte à Laser

Peças cortadas pela Router CNC

Amostras do Potencial da Impressão 3D

Máq. Corte à Laser


Luiz Mariano
Autodidata apaixonado por marcenaria, design, arquitetura, arte, filosofia,... Pela Vida!!!

Voltamos ao Facebook com Novo Grupo!!!
Sigam lá em Marcenaria BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário